Psicossomática relação corpo e mente
Muitos sintomas e doenças ocorrem no contexto de situações difíceis de vida, importante nos atentarmos até onde vai a influência do pensamento, pois quando somatizamos vivenciamos desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Devemos prestar atenção caso haja desordens psicossomáticas nos sistemas imune, circulatório, respiratório, dentre outros através de sinais e sintomas.
Em momentos de pandemia, esse cenário delicado nos apresenta o grande desafio na atuação da reabilitação da saúde mental, pois temos como compromisso minimizar o impacto desses desajustes que se não forem devidamente tratados, podem gerar comorbidades e elevar potencialmente os riscos para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas de difícil tratamento.
O surgimento dessas doenças admitem certa complexidade, considerando que podem desencadear dores generalizadas, diarreia ou constipação, tremores das extremidades, manchas na pele e falta de ar. Entretanto, esses sintomas não podem ser explicados por nenhuma alteração orgânica, já que nos exames de confirmação diagnóstica, não aparece nenhuma doença que causa esses sinais.
Via de regra as pessoas com doenças psicossomáticas buscam frequentemente consultas médicas e/ou os hospitais, sem contudo, obter confirmação das causas de seus problemas.
Devido as características típicas, geralmente os médicos têm dificuldade em diagnosticar a causa dessas desordens. Por essa razão, na maioria dos casos, a orientação é buscar apoio profissional por meio de terapias para reabilitação mental a fim de evitar a evolução para quadros mais graves.
Qualquer sinal de desordem não hesite em buscar ajuda, estamos aqui para acolher e cuidar.