Em tempos de COVID-19 penso que a cooperação de todos é a melhor forma de vencermos.

Deixou faz tempo de ser uma preocupação de um País, acometendo a todos. Entendo que nesse momento, todos estão lutando pela sobrevivência. Essa pandemia esta nos fazendo rever a forma como trabalhamos, como nos relacionamos e vivemos. Esta quebrando modelos mentais e abrindo espaço para novas ideias e oportunidades.  Esta resgatando o melhor do ser humano, que são os valores como a solidariedade e a empatia, nos fazendo nos colocarmos no lugar do outro.

Importante ressaltar que as crises geram grandes oportunidades, inclusive de melhoria de processos.  Muitas pessoas enxergam como uma oportunidade de realizar seu trabalho de  maneira mais produtiva, de ficar próximo aos filhos, de se sentir menos estressados por não terem de enfrentar o deslocamento até o trabalho, ou ter tempo para pequenos prazeres, como um banho mais demorado e agradável. Entretanto, trabalhar de casa sozinho com frequência, pode levar a certa sensação de solidão, e concomitantemente a uma leve depressão para algumas pessoas. O cenário atual pode ser um gatilho para as crises de ansiedade e pânico para alguns, mas não para todos.  O isolamento social nesse momento se faz necessário, mas precisamos tomar cuidado, pois o isolamento é uma das características dos pacientes com quadros depressivos por exemplo. Cuidemos da nossa saúde mental. Em tempos de confinamento vamos olhar atentamente para o nosso comportamento e cuidar do corpo, alma e principalmente de nossas mentes.

Trata-se de um momento importante, difícil, mas que vai passar e com certeza sairemos dessa experiência com nossos valores transformados.