O que acontece na psicoterapia infantil?
Quando falamos em psicoterapia infantil, os pais são parte extremamente importante nesse processo da criança, eles serão os responsáveis pela frequência e continuidade do tratamento da criança, além de trabalhar em conjunto com a psicóloga para que a evolução da criança ocorra para além da sessão de psicoterapia. Portanto, a primeira sessão de psicoterapia infantil é muito mais dedicada a uma conversa e preenchimento de uma anamnese psicológica com os pais.
As sessões de psicoterapia infantil, são individuais e realizadas apenas com a criança. Os pais são envolvidos no processo pontualmente através do que chamamos de "sessões de orientação" onde estes são orientados sobre como podem cooperar para a efetividade do tratamento da criança.
Outro ponto importante da psicoterapia infantil é a ludicidade, a psicoterapia se torna um lugar criativo, cheio de imaginação e possibilidades. O "brincar" é uma das principais ferramentas durante o processo de vínculo e tratamento infantil.
"Recentemente o tratamento psicológico de crianças tem sido considerado não apenas como uma forma de prevenção de doenças mentais e de promoção de saúde"
(PUREZA et al., 2014)