Você se considera uma pessoa tímida?

A timidez é habitual em muitas pessoas, muito comum em situações novas, ambientes desconhecidos, frente a pessoas estranhas ou em situações que envolvam desempenho ou avaliação de terceiros. No transtorno de ansiedade social (fobia social), há uma medo ou ansiedade intensos em situações nas quais a pessoa vai ser avaliada pelos outros.

Situações sociais quase sempre causam medo ou ansiedade e o indivíduo tem uma preocupação de como será examinado e teme agir ou demonstrar sintomas de ansiedade que ele acredita que serão avaliados negativamente. Assim,  as pessoas passam a evitar situações sociais temidas a qualquer custo.

E quando se faz o diagnóstico de transtorno de ansiedade social?

Quando o medo, a esquiva e os sintomas de ansiedade  passam a interferir na rotina cotidiana da pessoa. Esses sintomas passam a prejudicar no trabalho, na faculdade, no seu relacionamento com outras pessoas. Por exemplo, a pessoa passa a se esquivar de situações comuns de seu dia -a-dia ou essas situações são difíceis de suportar como a exemplo: Usar banheiros públicos, comer na frente de outras pessoas, namorar, frequentar festas, ir ao trabalho ou à escola.

Importante: Quando problemas de ordem emocional começam a interferir de forma muito ativa na sua vida, sempre é bom procurar ajuda. Se algo não lhe agrada no seu comportamento ou em suas relações, a ajuda de um profissional de saúde mental é crucial