Ter Saúde Mental
Ter saúde mental não significa não ter problemas ou momentos ruins, vivemos uma série de sentimentos e emoções bons ou ruins, mas que fazem parte da vida: alegria, tristeza, raiva, frustração etc... A forma como lidamos com esses sentimentos é o que determina como está a qualidade da nossa saúde mental.
Veja bem, ter saúde mental não é ausência de transtornos mentais:
A saúde mental abrange vários fatores, como a exemplo: a nossa capacidade de sensação de bem-estar e tranquilidade, a nossa habilidade em manejar de forma positiva as adversidades e conflitos, a percepção e respeito dos nossos limites e deficiências, nossa satisfação em viver, a sensação de pertencimento e a vontade de compartilhar, se relacionar com os outros, algo muito maior e anterior ao início dos transtornos mentais.
Ter Saúde Mental é reconhecer seus sentimentos e limites. É poder assumir que está se sentindo sobrecarregado e pedir ajuda para alguém; entender que não precisa dar conta de tudo ao mesmo tempo; é dizer não para as pessoas e situações que estão te afetando de forma negativa.
Ter Saúde Mental te ajuda a encontrar um sentido de viver melhor, pois a mente equilibrada pensa e está mais preparada para tomadas de decisão mais assertivas e isso afeta a qualidade do seu sentir e agir no dia-a-dia, direcionando você ao autoconhecimento e a se redescobrir, como um pessoa especial e mais segura.
A saúde mental que nos possibilita vivermos com sentido, propósito, e bem-estar.
Ter saúde mental lhe permitirá administrar problemas sem que eles dominem a sua vida e venham a afetar a sua existência de modo a fazer você desenvolver algum transtorno mental como depressão ou ansiedade crônica.
Caso identifique sintomas como tristeza intensa, procrastinação entre outros que te acometam ao vazio, busque ajuda profissional. Não hesite em procurar apoio psicológico para tratamento e acompanhamento.