Como a ansiedade pode atrapalhar o processo de emagrecimento, ou como a forma de nos alimentar pode desencadear um processo de ansiedade em nosso organismo?

Importante ressaltar que a ansiedade é um problema e deve ser tratada por um psicólogo e/ou psiquiatra, já a obesidade pode ser tratado por nutricionista ou também por um médico especialista na área de emagrecimento.

Em nosso cérebro existe uma reação química perfeita, quando desestabilizamos essas reações químicas, ocorrem processos de desordens em nosso organismo. E um deles é o alto índice de açúcares e gorduras que por vezes ingerimos desnecessariamente.

Quando ingerimos produtos com quantidades excessivas de  açúcares e gorduras, promovemos um desequilíbrio em nosso cérebro entre a serotonina e a dopamina. A serotonina é produzida em menor quantidade e podemos desencadear o processo de ansiedade. O processo de ansiedade desencadeada ocorre então, uma maior ingestão de açúcares e gorduras, isso porque o nosso cérebro para manter em equilíbrio essas reações  gera um alto índice de ansiedade, considerando que  ele procura por produtos açucarados e gordurosos e vai pedir para o organismo ingerir esses produtos, e a alta ingestão desses produtos podem desencadear uma obesidade ou então pode levar ao sobrepeso.

Quando ocorre esse tipo de problema, muitas vezes não conseguimos emagrecer, não porque não reduzimos a quantidade de alimentos, mas porque  muitas vezes  não resolvemos a causa do problema que é a ansiedade.

Outro fator importante a considerar é a prática de atividades físicas que produz endorfinas, sociabiliza e ajuda no tratamento da obesidade e ansiedade, já que a ansiedade e obesidade ou então os processos psíquicos estão inteiramente ligados, formam um ciclo vicioso com uma alimentando a outra, e precisam do tratamento em conjunto e por equipe multidisciplinar.

Não desista de seus objetivos, procure sempre que necessário a ajuda de um profissional especialista.